Siga nosso perfil no Instagram

Ícone Instagram @sindbru

HÁBITOS DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS CAMINHONEIROS DE BAURU: UMA CAMPANHA EDUCACIONAL. VERTENTE: EXTENSÃO- PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS

Publicado em 25/11/2022 às 09:22

A faculdade de Odontologia de Bauru através do Curso de Graduação de Medicina, irá promover juntamente com seus alunos e professores o “Projeto Extensão”, onde será realizado uma análise do estado de saúde dos caminhoneiros e motoristas, bem como a prevalência de doenças crônicas e instruí-los sobre como ter uma melhora na qualidade de vida frente às suas condições laborais.

Como podemos observar os motoristas constituem uma categoria profissional com grande vulnerabilidade em relação a obesidade e ao sedentarismo, com risco de acometimento de doenças cardiovasculares devido às condições da profissão. Dentre os principais problemas de saúde visto nessa população podemos encontrar o diabetes mellitus (DM) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) como consequência do excesso de peso e da falta de atividade física, resultando em uma perda de qualidade de vida e produtividade no trabalho, além de predisposição à mortalidade.

Portanto a realização de campanhas educacionais associadas a essa triagem dos pacientes, como essa, são essenciais para melhorar os hábitos de vida e reduzir os riscos de comorbidades e mortalidade nesses profissionais.

Esse projeto contará com a presença de alunos e professores do  Curso  de Graduação em Medicina da Universidade de São Paulo (Faculdade de Odontologia de Bauru), que realizarão ações relacionadas com suas funções profissionais onde serão avaliados diversos aspectos de saúde destes caminhoneiros e motoristas, como: aferição da pressão arterial, exames de glicemia, além de outros.

Essa ação educativa semestral denominada “ Parada da Saúde” será realizada em conjunto com as redes de postos GRAAL Sem Limites na cidade de Bauru. Rod. Mal. Rondon, Km 342- Vila Antárctica, Bauru- SP.

A população do presente estudo compreenderá os motoristas e caminhoneiros acima de 18 anos que frequentam o local, sendo a amostra de convivência , abordada durante 10 meses nos anos de 2022 e 2023.

Desta forma através deste Projeto serão realizadas uma análise na saúde desses profissionais nos mais amplos aspectos e os mesmos poderão contar com exames e  instruções adequadas, tendo como objetivo uma melhor qualidade de vida.

                                                                                                                DIRETORIA